Os boatos foram confirmados. A SEGA confirmou esta manhã que cinco dos escritórios controlados pela SEGA Europe serão fechados até o final deste ano, por medidas estratégicas de negócios e adaptação ao mercado.
Os escritórios atingidos foram o da França, Alemanha, Espanha, Austrália e Benelux. A sede do Reino Unido a "Creative Assembly" e a "Sports Interactive" não serão afetadas. E a gerenciação e distribuição dos games nesses países ficará por conta da sede da SEGA Europe situada em Londres. Sendo a Koch Media responsável pela distribuição física dos futuros jogos na maioria da Europa (Alemanha, Suíça, Áustria, França e Espanha). Enquanto a Lever03 Distribution e a 5Star Games assumirão a distribuição em Benelux e na Austrália.
O post deixou claro que essas parcerias começarão dia 01 de julho, e explicou que o esse processo durará o tempo suficiente para garantir a maior suavidade do mercado europeu possível.
Mensagem não confirma a quantidade de empregados que serão cortados com o resultado desses fechamentos. Mas deixa claro que é uma medida estratégica de rentabilidade a empresa e ampliar o foco nos Studios e franquias de maior importância.
Diz ainda que a SEGA não fará isso de imediato e ainda vão continuar suas relações com o varejo e controlar o estoque e o comércio e promover a distribuição de terceiros para essas regiões.
A SEGA ainda acrescenta que a natureza mutável da indústria de jogos, pode ser vista no sucesso e no número de novas plataformas, Android, iOS e Steam, de modelos de negócios. "Isso é um negócio fantástico, porque combinando tudo isso será enorme e está crescendo. Mas tivemos que fazer as mudanças que estão sendo feitas, para estar melhor preparado para o futuro," disse a empresa.
Trago o artigo postado pela Sega da Alemanha e traduzido para compartilhar a confirmação dessa histórica decisão:
LONDRES, 28 jun 2012: SEGA® Europe, Ltd. confirma que a empresa quer se concentrar em novas e já existentes produtos digitais no futuro a partir de agora, e assim como IPs importantes devido às reestruturações recentes. Devido a isso a SEGA reformou suas estratégias e fecha os departamentos na Alemanha, Espanha, Austrália, França e Benelux.
Koch Media continuará a publicação de produtos de varejo pela SEGA na Alemanha, Suíça, Áustria, França e Espanha. Level03 e 5 Star Games irá assumir publicação nos países de Benelux e Austrália. Essas alterações serão ativas em 01 de julho.
Em todos os outros territórios as estruturas permanecerão. Eles serão - como Koch, Level03 e 5 Star games- gerido pela sede Europeia, em Londres.
"SEGA está no início de uma fase nova e emocionante. A empresa irá definir o seu foco principal em conteúdo com IPs fortes e equilibrados, como Sonic the Hedgehog, Total War, Football Manager e Aliens", disse Jürgen Post, COO da SEGA Europe. "SEGA vai encontrar vantagens com o mix adequado de produtos digitais, bem como já vende os produtos e seguirá uma estratégia rigorosa. Estamos ansiosos para um futuro de sucesso. "
A notícia confirma quase tudo o que já tinha sido relatado sobre o destino da empresa na Europa.
A SEGA já havia dito antes que iria analisar sua atividade nos EUA e na Europa, numa tentativa de melhorar a rentabilidade - um movimento que custaria a editora mais de US$ 80 milhões - depois de ter confiscado um decréscimo da lucratividade no início desse ano. Porém não foram perdas consideráveis, uma queda de 3,6% a um lucro de ¥85.6 bilhões ($1.07 bilhões / £664 milhões).
Mas de acordo com a empresa "as vendas de novos títulos permaneceu fraco nos EUA e na Europa, devido às condições adversas de mercado, resultando em um declínio ano-a-ano no volume total de vendas de pacotes de software", e ela ainda acrescentou:
"A partir daqui, vamos nos esforçar para mudar a nossa estrutura de negócios com vista à sua adaptação às mudanças no ambiente de negócios, incluindo o foco maior no desenvolvimento no campo de jogos digitais."
Via MinimundoGeek