A Konami, que tinha a série "Pro Evolution Soccer" como a preferida dos fãs e líder de vendas até perder o posto para a série "Fifa", acusou a produtora do game, a Electronic Arts, de copiar elementos de sua franquia.
Em entrevista ao site especializado em games "Eurogamer", o produtor de "Pro Evolution Soccer" na Europa, John Murphy, disse que o concorrente "era um jogo totalmente diferente de 'PES'" e que "passou a pegar coisas do game da Konami para chegar ao título que é atualmente".
O produtor afirma que, embora a EA afirme que "Fifa 13" focará em uma inteligência artificial dos atletas melhorada e mecânicas de física, isso já estava sendo feito em 2011 para a série "PES" em 2011". "Não é coincidência", disse. "Eles [a EA] não estão copiando agora, há uma longa história deles copiarem elementos de 'PES' para se tornarem o que são hoje. Eles têm mérito por chegarem onde estão, com ideias que ensinaram a todos, mas não podem esquecer que 'PES' inovou nos games de futebol e que eles copiaram ele".
Murphy diz que a EA também atrapalha o licenciamento de times oficiais na série "PES". "Nos acordos, eles já conseguem ter uma confiança maior com determinados times e ligas, o que é difícil de quebrar".
Ele ainda afirma que a franquia "Pro Evolution Soccer" tem maior qualidade do que o concorrente, mesmo que isso não se reflita nas vendas. "[No Reino Unido], claramente a EA está muito na nossa frente em termos de vendas, mas sempre tivemos um produto com qualidade superior".
Até o momento, a Electronic Arts não se manifestou sobre o comentário de Murphy.
Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/06/konami-acusa-electronic-arts-de-copiar-pro-evolution-soccer.html